O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG) foi contemplado no edital “Nossos Museus RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. O resultado da classificação final foi publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 7. O aporte de R$ 200 mil será utilizado na modernização e adequação da Reserva Técnica do Museu (setor em que as peças do acervo são conservadas). A inscrição foi realizada via Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
“Esse recurso será fundamental para aprimorar a preservação, organização e conservação do acervo, garantindo melhores condições para a salvaguarda da memória campista. O projeto compreende a modernização da infraestrutura para otimizar as condições ambientais e de preservação do acervo, com a aquisição das estantes deslizantes e do termômetro termo-higrômetro. O espaço também será adequado e climatizado para receber acervos históricos e arqueológicos da região”, anuncia a coordenadora do MHCG, Graziela Escocard.
O edital “Nossos Museus RJ” é a primeira chamada pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no estado do Rio de Janeiro. O MHCG foi contemplado na categoria voltada para a manutenção, ampliação e modernização de museus, com 15 vagas e premiação de R$ 200 mil para cada.
“A equipe do MHCG realizará, nos próximos meses, estudos sobre os procedimentos para a modernização e adequação da Reserva Técnica, visando a realização e a concretização do projeto do edital, em um futuro próximo”, conclui Graziela.
Outras Noticias
Homem condenado por estuprar filha de 6 anos é preso em Campos
CadÚnico: Distribuição de senhas passa por mudanças no Mutirão do Parque Guarus
Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça