Fevereiro 7, 2025

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Mutirão de Atualização do CadÚnico atende cerca de 1.500 pessoas em três dias

Durante os três dias de ação, o primeiro Mutirão de Atualização do Cadastro Único de 2025 atendeu cerca de 1.500 pessoas na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, o mutirão foi realizado para que famílias atualizassem informações importantes no CadÚnico, evitando a suspensão de programas do Governo Federal como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família. 

Suelen Gomes, do Parque Real, compareceu no último dia do mutirão para informar a alteração de endereço e mudança da escola do filho. Com o cadastro atualizado, a dona de casa diz que está mais tranquila. “Eu vim no último dia, mas consegui resolver tudo. Eu precisava informar a mudança do meu endereço e troca de escola do meu filho. Trouxe os documentos e agora meu cadastro está atualizado. A gente fica tranquilo quando consegue resolver”, disse. 

Beneficiária do Bolsa Família, Márcia Ferreira, do Parque Prazeres, aproveitou o mutirão para atualizar o CadÚnico para manter o benefício regularizado. “Depois que o meu filho saiu de casa, eu estou morando sozinha, então eu também precisei informar essa mudança, que a família diminuiu. Eu vim para atualizar porque não poderia perder o meu benefício. Eu ainda não sou aposentada, então ficaria difícil. Eu aprovei demais o atendimento, que foi rápido e bem feito”, disse a dona de casa. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, que acompanhou o mutirão durante os três dias, disse que a ação saiu conforme esperado e que outros mutirões devem ser realizados ao longo do ano. 

“Finalizamos mais um mutirão e conseguimos resolver as pendências de 1.500 famílias. Nós cumprimos uma exigência do Governo Federal, que determina que a partir de agora o CadÚnico seja atualizado regularmente para que os benefícios dados a essas famílias não sejam suspensos. Agora, quem não conseguiu comparecer não precisa se preocupar, porque continuamos com o agendamento para a atualização nos CRAS, mas também estamos nos programando para realizar outros mutirões ao longo do ano, em outros pontos do nosso município”, contou Rodrigo. 

A coordenadora do CadÚnico em Campos, Kamilla Oliveira, falou da importância do mutirão, que foi considerado um sucesso. “Os mutirões servem para absorver a demanda dos CRAS, fazendo com que mais pessoas sejam atendidas em apenas uma ação. Através de orientação do prefeito Wladimir Garotinho e do secretário Rodrigo Carvalho, ofertamos nesses três dias o atendimento efetivo de 1.500 famílias e orientamos outras famílias que tinham demandas que não eram do CadÚnico. Estamos felizes com a estrutura que foi disponibilizada pela Prefeitura. Em breve, divulgaremos novos mutirões para adiantar ainda mais a situação das famílias que devem passar pela atualização cadastral”, destacou. 

AGENDAMENTO ONLINE PARA ATENDIMENTO

Nos últimos anos, o Ministério de Desenvolvimento Social vem exigindo a atualização de forma mais precisa do CadÚnico. O município de Campos realiza o procedimento através das 15 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A coordenadora ainda explicou que, além dos mutirões, as famílias podem atualizar o CadÚnico de outras formas, como através de agendamento que será retomado nesta sexta-feira (7). 

“Uma das estratégias desse mutirão é fazer com que o acesso a esse agendamento pela internet seja menor. Quando a gente realiza um mutirão como esse, o agendamento que será aberto nesta sexta-feira, às 09h, terá um fluxo mais tranquilo de famílias tentando agendar. Então, a gente atendeu o público que compareceu, mas as famílias que não compareceram também vão poder agendar nesta sexta, escolhendo o CRAS de sua referência”, pontuou. 

COMO AGENDAR – A Central de Agendamento do Cadastro Único é um site exclusivo da Prefeitura para agendar o atendimento de inclusão e atualização do CadÚnico. Através da plataforma, AQUI, usuários referenciados nos 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município vão poder escolher dia e horário para serem atendidos nos CRAS. As vagas serão disponibilizadas para agendamento nesta sexta-feira (7), a partir das 9h. 

Para conseguir agendar o atendimento, os usuários vão precisar se cadastrar na plataforma. Ao acessar www.socialcampos.com.br pela primeira vez, será preciso clicar em “criar minha conta”. O usuário terá que informar: nome completo, CPF, data de nascimento, número de celular, endereço e selecionar bairro, para que o CRAS de referência entre de forma automática. Feito o cadastro, o usuário vai precisar apenas do CPF e da data de nascimento para acessar a plataforma.