Atualmente, 60 unidades escolares contam com espaços de tecnologias e robótica com 80 professores atuando
Por: Mariane Pessanha – Foto: Anna Karina Y Oviedo / Divulgação – 04/11/2024 – 07:45:07
(Foto: Anna Karina Y Oviedo / Divulgação)
O uso da tecnologia nas escolas da Rede Municipal trouxe inúmeros benefícios para alunos e professores. Desde que foi implantado há cerca de dois anos, o projeto de Educação e Inclusão digital despertaram o interesse e a criatividade das crianças no que diz respeito ao mundo digital. Atualmente, 60 unidades escolares contam com espaços de tecnologias e robótica com 80 professores atuando.
Coordenadora de Tecnologias Digitais da Seduct, Anna Karina Y Oviedo, explicou que as tecnologias, quando usadas na aprendizagem, oportunizam novas formas de assimilação dos conteúdos, de forma que os educandos sejam protagonistas do próprio aprendizado.
“Os professores conduzem o conhecimento de forma que este seja adaptado às necessidades do grupo. Além disso, estimulam a inclusão através do trabalho colaborativo, do compartilhamento de ideias e atitudes. O trabalho dos professores de tecnologias é feito em parceria com o professor regente, sugerindo recursos da tecnologia e da robótica para tornar as aulas mais atraentes, interativas e dinâmicas”, disse Anna.
Professora de tecnologia da Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, Natália Sobrinho foi uma das premiadas na I Mostra de Robótica das Escolas Municipais, realizada na semana passada no Jardim São Benedito. O prêmio veio através do projeto “Detector de fogo: Proteção e Tecnologia em ação”, em parceria com a professora Andriele Ribeiro.
Ela conta que começou a atuar no município em 2008. Desde então, vivenciou inúmeras realidades, sendo regente de turmas da Educação infantil ao 5º ano. Depois, teve uma experiência riquíssima no Laboratório de Ciências, e em oficinas de Educação ambiental, onde despertou para um ensino que considera a experiência e o envolvimento dos estudantes nas atividades e projetos a serem desenvolvidos.
Já utilizava as tecnologias nas minhas aulas, mas com a pandemia e as necessidades impostas por ela, percebi sua relevância e como a utilização intencional das tecnologias poderiam contribuir no contexto educacional. Diante de algumas mudanças, tive a oportunidade de iniciar minha atuação nos Espaços de tecnologias digitais. O que me possibilitou um aperfeiçoamento na área, através de formações constantes oferecidas pela Coordenação de Tecnologias. E tive a oportunidade de vivenciar grandes transformações para os nossos discentes e docentes a partir da aquisição de recursos fundamentais pela Seduct no auxílio ao aprendizado dos alunos, como os kits de robótica e os Chromebooks para os laboratórios”, contou Natália.
A professora lembrou ainda que em 2023 foi montado um Clube de Robótica na escola, que, segundo ela, foi uma experiência muito rica, pois possibilita aos alunos desenvolverem inúmeras habilidades a partir dos projetos desenvolvidos. Durante as aulas são realizadas atividades diversas, desde a utilização do material de robótica estruturado (kit da Brink mobil) , até atividades em formato Maker, com a confecção e reutilização de sucatas eletrônicas.
“Fizemos um mini gerador de energia a partir desses materiais. Muitos projetos foram marcantes, pois a cada nova ideia, percebo o entusiasmo, a curiosidade e a alegria nos meus alunos em atingirem os objetivos traçados por nós no início de cada projeto. E como podemos aprender quando temos os percalços e as dificuldades na execução, em que muitas vezes precisamos recalcular a rota, modificar as ideias, pensar em soluções. E como eu costumo dizer, sem dificuldade a vitória não tem o mesmo sabor. E precisamos o tempo todo nos reconstruir nesse processo. Em 2024, projetos marcantes foram o de irrigação automática, a partir do Programa Mais Ciência na Escola. E o Detector de Fogo: Proteção e Tecnologia em ação apresentado na I Mostra de Robótica. Em todos eles, percebi o comprometimento dos alunos envolvidos e o despertar da vontade de aprender. Isso não tem preço. É o que me move enquanto educadora e consciente que sou do meu papel social”, finalizou Natália
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