A ação, que acontecerá em 24 de novembro no Cais da Lapa, das 8h às 12h, visa agradecer aos doadores e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue
Por: Denise Ribeiro e Isabella Corrêa – Foto: Denise Ribeiro
Equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e do Hemocentro Regional de Campos (HRC) se reuniram na quarta-feira (30) para ajustar a programação do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. A ação, que acontecerá em 24 de novembro no Cais da Lapa, das 8h às 12h, visa agradecer aos doadores e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, destacando a solidariedade como uma forma de salvar vidas.
A unidade móvel do Hemocentro estará no local para coletar doações de sangue. A programação inclui aferição de pressão, medição de glicemia, aulas de dança, música e outras atividades físicas, proporcionando um evento que une saúde e solidariedade.
A programação também inclui uma corrida de 5 km, com largada no Cais da Lapa. As inscrições serão diferenciadas para os doadores de sangue e o público em geral. A partir do dia 14 de novembro, um link exclusivo estará disponível para doadores de sangue, que devem anexar o comprovante de doação realizado entre 22 de outubro e 13 de novembro para confirmar sua inscrição. Para o público em geral, as inscrições abrem no dia 18 de novembro, às 10h, nas redes sociais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Fundação Municipal de Esportes (FME). Além da doação de sangue, é possível se inscrever doando 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal e fubá.
O diretor administrativo da FMS, Rogério Aguieiras, comentou sobre a importância da data e do evento para toda a equipe e para a população. “Estamos dedicados a fazer desse evento um sucesso, com o apoio de todos. Cada doação representa uma chance de salvar vidas. Juntos, podemos fortalecer essa rede e fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, enfatizou.
Requisitos para a doação de sangue — Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e ter dormido bem na noite anterior. O doador não deve ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e deve evitar jejum. É essencial levar um documento de identidade com foto no dia da doação
Fonte: Prefeitura Campos dos Goytacazes
Outras Noticias
Dia da Consciência Negra com programação especial no Teatro Municipal Trianon
Secretaria de Qualificação e Emprego com nova sede no Centro
PF deflagra operação para combater fraudes bancárias em Campos