Novembro 24, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Curso de Culinária Sustentável para mulheres começa na Praça Céu

Interessadas ainda podem se inscrever e terão ônibus gratuitos para ir as aulas. O objetivo do curso é oferecer o aprendizado de culinária consciente e saudável

Começou nesta segunda-feira (14) o curso gratuito de Culinária Sustentável oferecido para mulheres na Praça Céu. A iniciativa é uma realização da NTICS Projetos, com patrocínio da Ferroport e parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. As aulas acontecem em dois turnos, de manhã a partir das 9h e à tarde a partir das 14h. O curso ainda está com vagas disponíveis para as próximas aulas, que vão acontecer nos dias nesta quarta (16) e sexta-feira (18) e também nos dias 21, 23 e 25 deste mês. A inscrição é online e pode ser feita AQUI.   

No primeiro encontro, nesta segunda-feira, as alunas aprenderam a fazer uma geleia de abacaxi e a utilizar as cascas da fruta para fazer um suco detox. Orientadas pela chefe Yara Monteiro, o grupo também aprendeu a receita de uma batata rústica, com dicas de como cortar o legume para aproveitar ao máximo. 

Maria Helena Monteiro, moradora do Jardim Carioca, se inscreveu e amou a primeira aula. “Eu gostei muito de aprender a fazer as coisas, que a gente nem imagina que seja tão fácil. Quero fazer as receitas para minha família”, falou. 

Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso de mulheres de toda a cidade, a SMDHS disponibilizou ônibus de forma gratuita, para as alunas. O transporte sai pela manhã, às 8h, do CRAS de Ururaí, com três paradas para embarque: em frente ao Carrefour, na Avenida Nilo Peçanha; na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro; e no Posto Novo Mundo, que fica na Avenida Carlos Alberto Chebabe, 4, no Parque Guarus. No turno da tarde o ônibus sai às 13h, dos mesmos pontos.

Entre as técnicas e aulas que são oferecidas, estão: Aproveitamento integral do alimento, que ensinará o aluno a utilizar cada parte dos alimentos, reduzindo o desperdício; Dicas de precificação para que o participante entenda como definir preço justo das criações; Noções de empreendedorismo. Ao final, todos os alunos receberão um certificado de participação.

Crislane Rangel, que mora próximo da Praça Céu, não perdeu a oportunidade e já confirmou o retorno nas próximas aulas. “Vim para ter novas experiências, conhecer mais. Hoje o que aprendi aqui, do doce, e das dicas que a professora deu, eu já vou fazer para vender no fim de ano, no Natal”.

Durante as oficinas, as alunas também participam de um sorteio de um jogo de panelas para que possam continuar cozinhando em casa.