Nesta quinta-feira (10), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a empresa Nutri Norte, deu início às comemorações pelo Dia das Crianças nas unidades gerenciadas pela FMS. A ação contou com a participação da primeira-dama Tassiana Oliveira, que distribuiu brinquedos e carinho às crianças internadas nas pediatrias do Hospital Geral de Guarus (HGG), Clínica da Criança, Hospital Ferreira Machado (HFM) e Hospital São José (HSJ). As festividades incluíram, ainda, a participação dos personagens animados Mônica e Cebolinha, que alegraram os pequenos pacientes, acompanhantes e funcionários das unidades.
A primeira-dama destacou a importância de levar alegria às crianças hospitalizadas. “Este é um momento muito especial, porque é uma data importante e as crianças estão passando por um momento delicado, no hospital, longe de casa e de sua rotina. Então, quando conseguimos trazer um pouco de alegria, conseguimos amenizar um pouco a dor e o desconforto desses pequenos pacientes, o que faz uma grande diferença, tanto no emocional quanto na recuperação deles. Hoje tivemos um momento muito emocionante: ao entregar um presente, um pai nos abraçou emocionado, agradecendo porque ele não teria como comprar um brinquedo para a filha. Isso nos mostra que estamos no caminho certo, que essas ações são fundamentais e podem impactar a vida de alguém de uma forma que nem imaginamos”, enfatizou Tassiana.
A visita começou pela nova Pediatria do HGG, passou pela Clínica da Criança, também em Guarus, e seguiu para o HFM. No Hospital Ferreira Machado, a primeira-dama visitou as crianças que estavam na Clínica Pediátrica e a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). O último destino foi a Pediatria do Hospital São José. A diretora de gestão das Unidades Pré-Hospitalares, Bruna Vassimon, acompanhou Tassiana na entrega dos brinquedos na Clínica da Criança.
Para o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, ações como essas reforçam o compromisso com a humanização no atendimento. “O hospital não é apenas um espaço de tratamento físico, mas também de cuidado emocional. Promover momentos de alegria, como no Dia das Crianças, faz parte do nosso compromisso com a humanização do atendimento. Pequenos gestos, como oferecer um presente ou um sorriso, podem ter um impacto muito significativo no bem-estar das crianças e contribuir para sua recuperação”, afirmou.
O Superintendente do Hospital Geral de Guarus, Vitor Mussi, ressaltou a importância do afeto e da alegria no processo de cura. “Sabemos que as doenças não são curadas apenas com remédios e que o sorriso também tem um papel importante. Quando realizamos ações como essas, é visível como o semblante das crianças muda. Não é só pelo presente, mas pelo afeto, pela festa, pela parte lúdica do momento. É extremamente gratificante poder proporcionar essa alegria para elas, e nós rezamos para que, logo, logo, todas possam sair daqui curadas”, informou.
As festividades continuaram durante a tarde no HFM, com a visita especial de Zeus, um Golden Retriever do Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal. Zeus fez um show obedecendo comandos e arrancando sorrisos das crianças internadas.
Michelle Barbosa, avó do Hyan, um dos pacientes da pediatria do HFM, também expressou gratidão pela ação. “Nem todas as crianças têm a oportunidade de ganhar presentes no Dia das Crianças. Quando alguém vem trazer essa alegria para elas, isso não tem preço. Eu sou imensamente grata por esse gesto”, confessou.
As comemorações continuam até o Dia 12 de Outubro, com uma programação especial para os pequenos. Confira as atividades:
SEXTA-FEIRA – 11/10:
• 10h: Fábrica da Alegria na Clínica da Criança
• 14h: Fábrica da Alegria no HFM
• 14h: Sessão de cinema com distribuição de presentes e pipoca no HGG
SÁBADO – 12/10 (HSJ):
• 10h: Entrega de brinquedos, pipoca e sacolinha de doces.
Fonte: Prefeitura de Campos
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar