Cerca de 200 kits enxoval são entregues mensalmente para as mães que recebem acompanhamento dos equipamentos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social entregou mais kits enxoval do Programa Mãe Coruja, nesta segunda-feira (02), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Goitacazes. Mãe do segundo filho, a dona de casa Paloma Falcão de Souza, moradora de Tocos, levou a pequena Isis, com 29 dias de nascimento, para receber o enxoval. “Estou muito feliz. O kit é completo e vai ficar lindo na minha filha. Quero agradecer a equipe do CRAS e a Prefeitura de Campos”.
A dona de casa Charlene Silva Campista, moradora do Farol de São Tomé, está entre as 20 mães contempladas. “Fiquei desempregada na pandemia e tive muitos problemas. Eu não teria condições de comprar agora. Minha filha nasce esta semana e o kit está chegando em boa hora”, disse Charlene, que está no nono mês de gestação. A filha receberá o nome de Emily Victoria.
O Secretário, Rodrigo Carvalho, acompanhou a entrega e destacou os avanços na área social. O CRAS de Goitacazes está com nova sede e o prédio antigo passará por reforma completa em breve. “A população da Baixada Campista vai contar com o CRAS no Farol, ampliando a rede de assistência social. O município não está medindo esforços para melhorar a qualidade de vida da população”, explica Rodrigo.
Ainda, segundo Rodrigo Carvalho, cerca de 200 kits enxoval são entregues mensalmente para as mães que recebem acompanhamento dos equipamentos. “O governo garante o direito das mulheres em situação de vulnerabilidade social e a proteção social das crianças”.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Rita Alvez, os encontros com as usuárias são realizadas de maneira permanente e são orientadas sobre a importância do acompanhamento médico para saúde das crianças. “Fazemos um trabalho de conscientização e fortalecimento dos vínculos a partir da oferta dos serviços sociais”.
Participaram da entrega a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos; a coordenadora de Benefícios Eventuais, Fatima Barreto; a coordenadora dos Centros de Referência de Assistência Social, Elaine Jardim; o diretor de Patrimônio e Almoxarifado, Bruno Bastos; a assistente social Fatima Barreto, além do vereador Kassiano Tavares.
O benefício de auxilio natalidade é concedido pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a partir do sétimo mês de gestação.
O kit enxoval é composto por bolsa mochila, mamadeiras, trocador, macacão longo e curto, culote sem pé, body com manga e sem manga, casaquinho com capuz, cueiro, toalha de banho, edredom, meias de algodão, luva e uma banheira. Para isso a usuária deverá ser moradora do município, estar inscrita ou se inscrever no ato do requerimento no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e ser referenciada no CRAS e CREAS de referência de sua moradia.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar
Restaurante do Povo abre inscrições para oficinas de Natal