O Hospital Ferreira Machado (HFM) vem registrando um aumento nos atendimentos relacionados a quedas de idosos, um problema que pode trazer graves consequências à saúde e impactar diretamente na qualidade de vida dos pacientes.
Segundo dados da Comissão de Análise de Óbitos (CAO) do HFM, a partir dos 80 anos, as quedas se tornam uma das principais causas de mortalidade, seguindo uma tendência crescente também em nível nacional.
Em uma análise recente, a CAO destacou que óbitos relacionados a quedas aumentam progressivamente com maior incidência nos idosos acima dos 60 anos.
A análise tem o objetivo de monitorar essas ocorrências e sugerir medidas preventivas, tanto no ambiente hospitalar quanto nas residências.
O ortopedista do pronto-socorro Marlon Azevedo destacou a necessidade de cuidados redobrados para evitar quedas, principalmente entre os mais idosos. “A maioria das quedas acontece em casa, um ambiente que, muitas vezes, não está preparado para as necessidades de segurança dos idosos. Fraturas de quadril são muito comuns e representam uma importante causa de internação e intervenção cirúrgica na terceira idade. Por isso, os cuidados são fundamentais.
A prevenção passa por mudanças simples, como a instalação de pisos antiderrapantes, a utilização de corrimão e a remoção de objetos que possam obstruir a passagem. Além disso, é essencial incentivar atividades físicas para fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio, o que pode reduzir o risco de quedas”, explicou.
Prevenção é fundamental
Maíra Figueiredo, filha de Maria da Glória, de 76 anos, está acompanhando a mãe no HFM após uma queda no banheiro de casa. Ela destaca a importância de ter apoio, tanto dentro de casa quanto fora. “Minha mãe sempre teve dificuldade em andar na rua por causa das irregularidades. Dentro de casa, acho que o andador pode ajudar, porque ficar parada só enfraquece a musculatura. Desde que ela começou a tomar os medicamentos aqui no hospital, ela voltou a comer melhor e está se sentindo mais disposta, mas estamos cientes de que precisamos redobrar os cuidados quando ela voltar para casa”, destacou.
Orientações gerais para prevenção de quedas
O HFM recomenda algumas medidas simples que podem fazer a diferença na prevenção de quedas:
• Uso de pisos antiderrapantes e corrimão nos banheiros e corredores;
• Manter os cômodos bem iluminados e sem obstáculos;
• Evitar tapetes soltos, fios no chão e roupas que arrastam;
• Incentivar a prática de exercícios físicos regulares para o fortalecimento muscular e equilíbrio;
• Orientar para que idosos evitem subir em escadas ou realizar tarefas perigosas, como acessar lajes ou telhados.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar