Em uma operação para combater irregularidades no consumo de energia, realizada em parceria com a Polícia Civil ontem (17), no bairro Travessão, em Campos, a Enel removeu ligações diretas na rede da concessionária em dois salões de beleza (um deles com imóvel residencial na mesma área) e num hortifruti.
Os responsáveis pelo hortifruti e pelo salão com residência, onde a equipe identificou ligações diretas na rede da distribuidora, foram presos em flagrante por agentes da Polícia. No do outro salão de beleza, onde o acesso à área interna foi impedido, os técnicos da Enel encontraram o cabo neutro cortado. A inspeção no local terminou com o registro de boletim de ocorrência na 146ª DP.
Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz “gato” de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Além disso, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da empresa é que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de cinco por cento.
Outras Noticias
Policia militar em operação conjunta com a PRF apreendem grande quantidade de drogas
Polícia Militar Prende Suspeito de Roubo de Motocicleta em Campos
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira