Dando prosseguimento à programação da Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou o Desfile Cívico na Avenida Atlântica, em Farol de São Tomé, neste domingo (15), contemplando as unidades escolares públicas e particulares da Baixada Campista. A secretária de Educação, Tânia Alberto, acompanhou as atrações ao lado do subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, coordenadores e diretores de departamentos da Seduct. Este ano, o tema do desfile foi “Sustentabilidade – Transformando o Futuro”.
O evento contou com a presença de centenas de famílias e apoio da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Ordem Pública e da Secretaria de Saúde. Ao todo, 17 instituições de ensino e 16 bandas de fanfarra desfilaram na avenida e a primeira a desfilar foi a Colônia de Férias da Terceira Idade de Farol.
O desfile cívico também enalteceu a inclusão, com a participação de várias entidades que assistem pessoas com deficiência e atípicas. No dia 7, o tradicional desfile cívico-militar aconteceu no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (CEPOP) e, no dia 1º, na Avenida Francisco Lamego, em Guarus.
“Como acontece, tradicionalmente, o desfile de Farol encerra a temporada de comemorações pela Semana da Pátria e é sempre muito bonito de assistir, pois as famílias comparecem em peso. Ficamos muito felizes com o envolvimento dos profissionais e de toda a comunidade escolar. Tivemos participação de bandas de outras escolas e foi um evento muito organizado. É uma forma de lembrarmos do tamanho da nossa cidade e é extremamente simbólico terminar as celebrações aqui em Farol, pois se torna um evento festivo para toda a Baixada, tamanha a quantidade de pessoas que prestigiam. As escolas particulares, estaduais e municipais estavam em harmonia e comprometidas com o sucesso do evento. Parabéns a todos!”, disse a secretária.
Moradora do Centro de Campos, Ângela Oliveira é professora e pedagoga aposentada e prestigiou o desfile com uma alegria contagiante. “Temos casa de veraneio aqui em Farol e estou aqui com parentes e amigos da minha rua. O desfile aqui em Farol cresceu muito. Eu venho todo ano porque gosto demais. Amo ver as bandas de fanfarra, adorei ler as faixas que falavam da inclusão, do meio ambiente e da natureza. É importante dar esse incentivo aos jovens dessa geração. A primeira escola onde eu trabalharei – a Escola Municipal Coronel Antônio Batista, de Santo Amaro – em 1970, estava aqui desfilando também e eu me arrepiei”, afirmou.
O casal Renir Batista e João Tavares, moradores do bairro IPS, estavam entre o público presente e parabenizaram pela programação. “É muito importante ter esse tipo de evento aqui em Farol. Viemos só para prestigiar. Gostamos muito!”, disse Renir.
Instituições participantes:
Colônia de Férias da Terceira Idade
Banda do Ciep Brizolão 269 Francisco Portela
Centro de Fisioterapia da Colônia de Férias da Terceira Idade
Banda do EM Maria Lúcia
APAE
Banda da APOE
Casa de Cultura Félix Carneiro
Banda do Wilmar Cava Barros
E.M. Cláudia Almeida Pinto de Oliveira
Banda Própria
E.M. Olímpio Honório de Almeida
Banda da E.M. Maria Arlete
E.M. José de Anchieta
Banda do CIEP 144 Prof.a Carmem Sylvia Carneiro
E.M. Coronel Antônio Batista
Banda do Wilson Batista
E.M. José das Chagas Pinto
Banda do Frederico Paes Barbosa
Escola Jardim Encantado
Banda d marechal Arthur Costa e Silva
Escola INOVARTE
Banda do Ciep Brizolão 269 Francisco Portela
Centro Educacional Pequeno Pensador
Banda do Olga Linhares
E.M. Santa Terezinha
Banda Própria (Santa Terezinha)
E.M. Olavo Alves Saldanha
Banda do Lídia Leitão
Projeto Clube dos Desbravadores
Banda do Lions I
C E Manoel Pereira Gonçalves
Banda Própria
E.M. Farol de São Tomé
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde