Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Screenshot

CRD continua em funcionamento após epidemia, e diretor alerta para possível nova onda de casos ainda em 2024

A unidade, que não registrou nenhum óbito dentre os seus mais de 13 mil atendimentos neste ano, oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, mesmo com a diminuição do número de casos de dengue, o Centro de Referência da Dengue (CRD) continua funcionando plenamente. A unidade, que não registrou nenhum óbito dentre os seus mais de 13 mil atendimentos neste ano, oferece atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

No momento, o CRD conta com uma equipe composta por dez médicos, oito acadêmicos e dois enfermeiros, além de disponibilizar 12 leitos para atendimento.O diretor do CRD, o médico Luiz José de Souza, destacou a importância da continuidade dos serviços. “Apesar de estarmos em um momento de maior morte do mosquito por conta do clima frio, estamos mantendo nossa estrutura ativa para garantir que a população tenha acesso ao atendimento necessário”, destacou o diretor.

A preocupação agora é com a possível chegada de uma epidemia do sorotipo 3 do vírus da dengue (DEN-3), que não é registrado no município desde 2007, mas que já teve alguns casos reportados no estado este ano. 

“O sorotipo 3 é conhecido por sua gravidade, com uma maior taxa de mortalidade e potencial para comprometer o sistema nervoso central, além de provocar sangramentos”, alertou o médico.

Luiz José também alertou a população para a necessidade de prevenção. “O meses de setembro e outubro são períodos fundamentais para a proteção contra a dengue. É essencial que a população se mobilize para reduzir as chances de uma possível epidemia. Medidas simples, como manter reservatórios ou caixas d’água cobertos com tampas, telas ou capas, impedindo que o mosquito Aedes aegypti deposite neles seus ovos, além de evitar água parada em pneus, latas, garrafas vazias ou calhas e realizar a limpeza regular da caixa d’água, são necessárias neste momento”, disse Luiz José.

O novo Boletim Semanal da Dengue e outras Arboviroses, divulgado na última segunda-feira (2) pela SMS, aponta que da 1ª à 35ª Semana Epidemiológica (SE), Campos registrou 20.173 notificações para dengue e 1.285 para chikungunya. Não há nenhuma notificação para zika vírus até o momento. Dentre as notificações há quatro óbitos em decorrência da dengue. Também ocorreram dois óbitos por chikungunya.