Novembro 25, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Parque Santuário em Travessão com novo Centro de Captação e Distribuição de Água

O novo Centro de Captação e Distribuição de Água, no Parque Santuário, no Km 15, em Travessão de Campos, foi inaugurado nesta quinta-feira (02), pelo prefeito Wladimir Garotinho. A tulipa com capacidade de 35 mil litros de água vai beneficiar 500 famílias. O trabalho, realizado pela Empresa Municipal de Habitação (EMHAB), faz parte do programa de reestruturação dos três Centros de Distribuição do distrito.

“Encontramos todos os Centros de Distribuição de Travessão sucateados. A todo são três, no km 13, km 14 que encontramos desabados e este do km 15, que corria risco de desabar. Fizemos um trabalho de base, escavação e tulipa nova e, a partir de agora, será automatizada”, diz o prefeito, que anunciou aos moradores que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também vai ser reestruturada e modernizada.

Wladimir disse, ainda, que a equipe da EMHAB está trabalhando no projeto para a instalação de um Centro de Distribuição na localidade de Boa Vista, em Sapucaia, que vai beneficiar outras 150 famílias.

O presidente da EMHAB, Fábio Pourbaix, explica que a região possui outras centrais. “Há uma central no km 13 com capacidade de 25 mil litros, que abastece cerca de 600 famílias, e outra com tulipa de capacidade de 35 mil litros, que atende a 400 famílias. Estas duas também estão sendo reestruturadas. As tulipas estavam completamente enferrujadas, em total abandono, com risco de desabamento e falta de abastecimento”, afirmou.

Vizinho do Centro de Distribuição, Diego José da Silva, disse que tinha medo da tulipa cair em sua casa. “Eu vinha sofrendo com a caixa que estava furada e sempre caia muita água em minha casa. Tínhamos medo da caixa desabar e destruir tudo aqui. Agora durmo tranquilo”, relata Diego.

Gracilma Azevedo Cruz, que mora em Parque Santuário há mais de 50 anos, diz que, depois da reforma, a água chega melhor em sua casa. “Ela chega com mais força e limpa. Agora está bom demais”.