Novembro 23, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Screenshot

Alunos visitam Centro de Educação Ambiental Prata Tavares

O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA), vinculado à Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, continua com a visitação do espaço por estudantes. A mais recente visita, na última quinta-feira (29), contou com a participação de 31 alunos da Escola Municipal Escola Municipal Olga Linhares, no Calabouço. Os alunos passaram a manhã no espaço, em uma visita guiada por profissionais do CEA, e puderam aprender sobre a importância da preservação ambiental, conhecer a história das árvores, além de acompanhar o manejo de mudas.

Os alunos participaram de uma palestra sobre métodos utilizados na produção de mudas, ministrada pelo engenheiro ambiental Luiz Elpídio Moser Martins. Ele orientou sobre técnicas de plantio como semeadura e repicagem e falou da importância do contato dos alunos com as mudas.

“Os alunos tiveram a oportunidade de produzir mudas de árvores nativas e frutíferas, de acordo com a escolha de cada um, e também puderam semear sementes de uma espécie nativa da Mata Atlântica conhecida como Sabonete e de nome científico Sapindus saponária, assim que puderam entender como é feita a produção, qual sua importância, quais tipos de plantas específicas para arborização urbana e quais plantas são para reflorestamento. Foi um dia em que eles puderam colocar a mão na massa, nas oficinas, e aprender se divertindo”, concluiu.

A escola Municipal Olga Linhares recebeu a doação de 15 mudas frutíferas de manga, mamão, cajá e jambo. As mudas serão utilizadas no Dia 7 de Setembro, no Desfile da Independência, quando os alunos da unidade irão desfilar com o tema Sustentabilidade.

O Centro de Educação Ambiental (CEA) Prata Tavares está aberto para visitações do público em geral de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O espaço, que fica na Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, no Parque Calabouço, em Guarus, conta com diversas espécies de plantas nativas e frutíferas e oferece visitas guiadas, palestras, oficinas, entre outras atividades. Grupos interessados em conhecer o CEA, como escolas e ONGs, podem fazer agendamento através do telefone (22) 98102-0558.