No Dia 27 de Agosto é comemorado o Dia Mundial da Limpeza Urbana, data que objetiva gerar reflexão e conscientização da sociedade sobre a importância sanitária e social da destinação correta do lixo gerado pela população para a manutenção das cidades limpas. Em Campos, uma das poucas cidades a contar com Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (Peves), o tema ainda se apresenta como desafio.
De acordo com a secretária de Serviços Públicos e subsecretária de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Simone Muniz, o município mantém um cronograma dos serviços de varrição de vias, capina, lavagem de praças e rodoviárias, além da coleta de lixo e recolhimento de entulhos nos bairros, localidades e distritos de todo o município, o maior em extensão do estado do Rio de Janeiro.
“O município é muito grande e o despejo irregular de inertes (entulho), realizado frequentemente por algumas pessoas, faz surgir ou perpetua as condições de locais que consideramos “pontos críticos”. Temos equipes atuando em sistema de plantão, durante o dia e a noite, tanto na coleta de lixo como na limpeza desses pontos críticos, para não serem transformados em lixões. O serviço é feito especialmente à noite, quando o trabalho flui com mais agilidade e não há necessidade de interromper o trânsito. Mas, assim que recolhemos o entulho, os terrenos são sujos novamente, com novos despejos”, contou a secretária.
O problema apontado pela secretária pode ser verificado nesta terça-feira (27) em um dos pontos de descarte irregular de lixo e entulho no Parque Santo Amaro. Equipe da Secretaria de Limpeza Pública esteve no local na noite de segunda-feira (26), recolhendo os inertes. No dia seguinte, no Dia Mundial da Limpeza Urbana, o local já estava sujo.
Ainda de acordo com Simone, a ação poderia ter sido evitada se as pessoas não jogassem resíduo em lugar proibido. “Campos possui sete entulhódromos (Peves), que são os locais corretos para o descarte de inertes. Os Peves funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, e aos domingos, das 7h às 13h. Contamos com a população para denunciar o descarte irregular de entulho, que inclusive gera multa para o responsável”.
Os Peves estão situados nos bairros Calabouço, Parque Aurora, Caju, Penha, Flamboyant, Codin e Julião Nogueira.
“Os Peves estão preparados para receber o entulho e nossas equipes fazem a coleta do lixo em todo o município, não havendo motivo para que as pessoas descartem o lixo que geram em ruas, avenidas e terrenos baldios. Não adianta retirar o lixo da sua casa para evitar sujeira e doenças e descartar em locais onde o acúmulo desse material pode comprometer a saúde de toda a população daquele bairro ou localidade e ainda o meio ambiente”, concluiu Simone.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde