Com objetivo de ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (4), mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral, que previne contra a gripe e o Sarampo, respectivamente. Os imunizantes estarão disponíveis das 9h às 15h, em 13 salas de vacinação da rede pública de saúde e um extramuro. Devem comparecer aos postos todos os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra a Influenza está disponível para os seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias com e sem comorbidades; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; profissionais da Educação das redes públicas e privadas; pessoas de cinco anos ou mais com comorbidades e deficiências permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, incluído taxistas e permissionários de vans que possuam registro junto ao Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT); portuários; profissionais funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdades e adolescentes em medidas socioeducativas; além Forças Armadas e de segurança e salvamento.
Já a imunização contra o sarampo poderá ser feita em trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades e deficiências. Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto a contra a gripe quanto a contra o sarampo, podem ser administradas no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano chama atenção para que os pais fiquem atentos à vacinação e levem seus filhos para serem vacinados contra a gripe e o sarampo. “É muito importante que os pais ou responsáveis levem os filhos para serem vacinados. Nós estamos com inúmeros postos vacinando as crianças”, ressaltou.
Para receber a vacina crianças sem comorbidades e idosos devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão de vacina. As pessoas com comorbidades devem apresentar ainda laudo ou outro documento que comprove a condição. Demais grupos, além dos documentos pessoais, devem ainda levar documento que comprove a função profissional, que no caso de taxistas e permissionários de van pode ser o registro junto ao IMTT.
“Não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidade, que devem aguardar um período de 14 dias entre as vacinas”, explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro.
Primeiro Dia D contra a Influenza e Tríplice Viral
O primeiro dia “D” de vacinação contra a Influenza e Tríplice Viral ocorreu no dia 30 de abril, em diferentes pontos da cidade. Na ocasião, a vacina foi aplicada somente na população acima de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
As campanhas de vacinação contra gripe e sarampo tiveram início em 4 de abril. Quem quiser levar as crianças para serem vacinadas durante a semana, os imunizantes estão disponíveis em nas salas de vacinação do município que podem ser conferidas (AQUI).
Locais de vacinação no sábado
A ação é uma oportunidade para que todas as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina se imunizem contra a Influenza e Sarampo.
Exclusivos para crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias (com ou sem comorbidades) para Influenza e Sarampo:
Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais–CRIE
Cidade da Criança
Centro Saúde Guarus
Postos para todos os grupos de risco, incluindo crianças a partir de 5 anos com comorbidades e deficiências, para Influenza + profissionais da saúde Influenza e Sarampo:
Secretaria Municipal de Saúde
Vila Olímpica Jardim Carioca
Todos os grupos de risco para Influenza e para Sarampo:
UBSF Morro do Coco
UBSF Dores de Macabu
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBS Poço Gordo
UBS Tocos
UBSF Santos Dumont
UBSF Custodópolis
UPH Ururaí
UPH Travessão
Outras Noticias
Equipes do HFM recebem treinamentos sobre novos produtos de desinfecção
Saúde amplia número de postos de vacinação de rotina e gripe no município
Projeto SOS Coração é apresentado na 19ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”