Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Censo da Educação Pública Municipal começou a ser realizado nesta terça-feira (13) pela Seduct

O trabalho teve início nas creches e vai se entender às escolas, abrangendo toda a Rede Municipal

Começou nesta terça-feira (13) o Censo da Educação Pública Municipal. A partir de agora, as unidades escolares do município vão receber as equipes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) para a realização do Censo da Educação Pública Municipal. A visita dos recenseadores envolve todas as turmas e será iniciada pelas 81 creches municipais, envolvendo 54 servidores lotados na sede da Seduct. 

As primeiras unidades que receberam a visita dos recenseadores foram a Creche Escola Municipal Aldeia; CEM Ataliba; CEM Antônio Nunes Vieira; CEM Ana Beatriz; CEM Wilson Amaro; CEM Jocinéia da Silva Borges; CEM Mirian dos Santos Melo. De acordo com a subsecretária de Educação, Rita Abreu, assim que finalizar o trabalho nas creches, o censo vai ser realizado também nas escolas, abrangendo toda a Rede Municipal. 

O Censo tem como objetivo identificar as situações de infrequência escolar, vagas ociosas e demanda por vagas em todas as unidades escolares da rede municipal para que possa melhorar o atendimento das demandas e também tomar as medidas de prevenção contra a evasão escolar. 

“Na semana passada foi realizado um treinamento com os recenseadores com uma equipe liderada pelo Departamento Pedagógico, onde todos os setores disponibilizam os servidores para atuarem nas unidades escolares. Ao chegar na unidade, o recenseador é orientado a se identificar junto ao gestor da unidade escolar. Em seguida, solicitar o Diário ou o caderno de registro de frequência do professor e fazer a contagem dos alunos presentes, registrando o nome do professor de cada turma e turno, além de quais são os outros servidores que atendem esses alunos como mediadores, cuidadores e auxiliares de turma. Em seguida, identificam o número de alunos matriculados, presentes, ausentes e aqueles que possuem algum tipo de ausência justificada”, explicou Rita.