O cão Zeus, de 2 anos e 7 meses, da raça Golden Retriever, que integra o Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), fez uma boa ação nesta quarta-feira (7). Atendendo ao pedido de uma clínica veterinária de Campos, Zeus, treinado para atividades de show dog, doou sangue para salvar a vida do cão Bred, da raça Pit Bull, que tem 7 anos de idade. A suspeita é de que Bred tenha contraído a doença do carrapato, que provocou uma queda nas hemácias e plaquetas, sendo necessária a transfusão.
Para garantir a segurança do animal, Zeus foi sedado, mas o procedimento transcorreu sem intercorrências. Durante a coleta de sangue, ele estava acompanhado do coordenador do canil na parte social, GCM Ítalo Augusto Cruz da Silva, e da GCM Giovanna Pissonho Manhães. Ítalo disse que, pelo fato de a Guarda possuir cães de grande porte, a corporação sempre recebe pedidos de doação de sangue pelas clínicas veterinárias.
“Além do Zeus, as cadelas Kyra, que faleceu há 2 meses vítima de câncer, e Mel, que se aposentou, também eram doadoras”, disse Ítalo, ressaltando que os cães podem doar sangue a cada seis meses, desde que pesem a partir de 25 quilos e estejam em boas condições de saúde.
Como Zeus vai precisar ficar em repouso por 48 horas, a apresentação dele prevista para esta quinta-feira (8), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), foi cancelada.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar