Novembro 21, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Vacinação de rotina, gripe e covid-19 continua neste fim de semana e no feriado prolongado

Atendimento será no Centro Municipal de Imunização e Clínica da Criança, das 8h às 20h para crianças, adolescentes, adultos e idosos

A vacinação do Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, que funciona da sede da Secretaria Municipal de Saúde e da Clínica da Criança, segue ininterrupta durante o fim de semana e feriado prolongado do Santíssimo Salvador. O atendimento será das 8h às 20h para aplicação das vacinas do calendário de rotina, além das vacinas contra a gripe e Covid-19.

As vacinas de rotina preconizadas para as crianças acima de 2 meses são VIP e VOP, Tríplice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, DTP e Tetraviral. Para adolescentes há Hepatite B, dT, Tríplice Viral, Febre Amarela, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. Também são aplicadas as vacinas para adultos e idosos que são elas: dT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral. As gestantes também devem fazer a dTpa.

A vacina Influenza, que previne contra a gripe, é para todas as pessoas com idade acima dos 6 meses de vida.

Podem receber a vacina contra a Covid-19 as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossuprimidos; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

Para receber as vacinas de rotina e gripe, os interessados precisam levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para Covid-19, além dos documentos pessoais é necessário do Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.