Alunos da Escola Municipal Professora Cláudia Almeida Pinto, situada em Farol de São Tomé, participaram nessa terça-feira (30) do plantio de diversas espécies no Parque Estadual Lagoa do Açu. O evento é em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado na última sexta-feira (26). A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Centro de Educação Ambiental (CEA), Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) e Subsecretaria de Meio Ambiente.
A coordenadora de Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, explicou que o objetivo é revitalizar o mangue Carapeba, promovendo a restauração ecológica, o aumento da biodiversidade e o fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade local.
As atividades foram divididas em etapas. Primeiro, foi realizado o levantamento e mapeamento, através de um estudo inicial para identificar as áreas mais degradadas e necessitadas de intervenção, mapeando a flora e fauna existentes e documentar as condições ambientais atuais. Em seguida, foi realizado o planejamento do plantio, selecionando espécies nativas adequadas para o replantio, garantindo a diversidade e a resiliência do ecossistema. Também foi elaborado um cronograma detalhado das atividades de plantio.
“Além disso, ainda fizemos a mobilização comunitária, que envolveu as unidades escolares locais, organizando mutirões comunitários para o plantio das mudas. E, por último, a execução do plantio, realizando o plantio das mudas nas áreas previamente mapeadas, seguindo o cronograma estabelecido e garantindo o manejo adequado das espécies recém-plantadas para maximizar a taxa de sobrevivência. Essas atividades contribuirão para a revitalização do mangue Carapeba, promovendo a sustentabilidade ambiental e fortalecendo a conexão da comunidade com seu entorno natural”, finaliza Ísis.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
POLÍCIA CIVIL RECUPERA VEÍCULO ROUBADO A PÓS TRABALHO DE INTELIGÊNCIA