Nesta terça-feira (30), em alusão ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado em 26 de julho, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) e do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), vai realizar o plantio de 40 mudas da espécie de mangue-preto no Farol de São Tomé. Os manguezais são um dos ecossistemas mais produtivos do planeta. Estima-se que ¾ das espécies de peixes marinhos de interesse comercial dependem deles para seu desenvolvimento.
A ação, que terá início às 9h30, tem a parceria do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) e da ONG Campos Mais Verde. Alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto, na Vila do Sol, vão participar do plantio, que ocorrerá na localidade de Maria da Rosa, após o Xexé.
Segundo o coordenador operacional do CEA, engenheiro ambiental Luiz Moser, as mudas foram doadas pela Reserva Caruara, que é uma unidade de conservação situada na Lagoa de Iquipari, no litoral de São João da Barra (SJB), em parceria com a Pelag. Luiz explicou que o objetivo do plantio será promover o reflorestamento daquela área, que sofreu degradação ao longo dos anos, principalmente da espécie de mangue-preto. Além do preto, as outras espécies são o branco e o vermelho.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde