O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) recebeu nessa sexta-feira (26) estudantes da Escola Municipal Ponta da Palha, de Lagoa de Cima. Os alunos passaram a manhã no espaço, conheceram um pouco da história das árvores, a importância da preservação ambiental e tiveram a oportunidade de acompanhar o manejo das mudas.
O aluno João Gabriel contou como foi a experiência no Centro. “Eu achei aqui muito legal, foi divertido demais. As dúvidas que eu tinha sobre as árvores a professora me explicou, aqui tem muitas árvores, eu aprendi que temos que preserva-las”.
O espaço é aberto a visitantes de segunda a sexta-feira, para os que desejarem uma vivência no lugar. A coordenadora do CEA, Ana Clara Beiral, explica o objetivo das visitas e como funciona o agendamento.
“A visita tem como objetivo mostrar também o que é o CEA. Depois eles têm a visita prática, para conhecer os diversos tipos de árvores e mostrar a produção das mudas. Esse contato das crianças dos primeiros anos escolares com as árvores, com o plantio das mudas, é fundamental essa vivência. As pessoas podem fazer visitas todos os dias, inclusive fazer piquenique, ou mesmo comemorar aniversários. Importante é sempre respeitar as regras do local e a vegetação. As escolas também podem fazer agendamentos para fazer visitas guiadas, que incluem palestras e passeio pela trilha”, Informou a coordenadora do Centro Ambiental.
A professora Carla Maria Amaral explica que mesmo os alunos do 3º ano do ensino fundamental, sendo da zona rural, não tinham essa consciência ambiental.
”Muitas espécies eles não conheciam, foi a primeira vez que fizeram esse tipo de visita e ficaram impressionados. O pé de algodão os encantou. Demos o exemplo a eles de como é feito o travesseiro. Eles entenderam um pouco da importância do plantio e do cuidar”, concluiu a professora.
Os interessados em marcar uma visita ao CEA devem mandar mensagem para o número (22) 98102-0552.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar