Os bairros Nova Brasília e Esplanada receberam o Faxinão da Dengue nessa quinta-feira (25). Durante ação coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram eliminados 60 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Esse trabalho, que é complementar às visitas domiciliares diárias do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), teve início em fevereiro deste ano.
Os Agente de Combate às Endemias (ACE) e soldados da 2ª Companha de Infantaria de Campos vistoriaram, nos dois bairros, 5.662 imóveis e 66 terrenos baldios, dos quais 1.503 precisaram ser tratados com larvicida. Na ocasião também foram recolhidos 111 pneus e 154 sacos de lixo contendo inservíveis. Também foram tratadas e instaladas telas em sete caixas d’água.
A coordenação do PMCV avalia como positiva as 19 ações do Faxinão da Dengue, que foi implementado para enfrentamento do aumento dos casos de arboviroses no município, cujo pico para dengue foi entre fevereiro e abril.
“Vamos dar uma pausa no Faxinão da Dengue, pois iremos iniciar o terceiro LIRAa (Levantamento de índice Rápido para Aedes aegypti) deste ano. Neste período, não podemos ter ação paralela. Depois do LIRAa, vamos reavaliar a retomada dos mutirões e ações complementares”, explicou o coordenador do PMCV, Claudemir Barcelos.
Considerando todas as ações do Faxinão da Dengue, incluindo os dois bairros dessa quinta, foram mais de 42 mil imóveis e 1,9 mil terrenos baldios vistoriados, que resultaram em 1.034 focos do mosquito eliminados. Um total de 9.706 imóveis tratados com larvicida, 1.476 pneus e 1.955 saco de lixo com inservíveis recolhidos, além de 94 caixas d’água telas.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar