A concessionária Águas do Paraíba emitiu um comunicado à Imprensa, na tarde desta quinta-feira (25), em que admite a presença de algas cianofíceas no Rio Paraíba do Sul, o que tem afetado a qualidade da água bruta. No entanto, a empresa afirma que a água é tratada e distribuída, atendendo aos padrões de qualidade exigidos por órgãos fiscalizadores e que esta água pode ser consumida pois não oferece risco à população.
Leia o comunicado na íntegra
Águas do Paraíba informa que o período de seca prolongada com grandes alterações na temperatura e a baixa vazão dos rios no noroeste Fluminense, ocasionaram a proliferação de algas cianofíceas no Rio Paraíba do Sul, afetando a qualidade da água bruta em diversos municípios da região, inclusive, Campos dos Goytacazes.
A concessionária esclarece que essas manifestações são temporárias e eventuais efeitos de gosto e/ou odor, que possam ser percebidos por parte da população na água tratada, não apresentam nenhum risco à saúde. Apesar da última análise laboratorial (recebida em 25/07) ter identificado a presença dessas algas na água bruta captada no rio, a água tratada está em conformidade com os parâmetros da Legislação, própria para consumo.
Todas as medidas de controle e tratamento estão sendo tomadas para garantir a qualidade da água distribuída. As estações de tratamento de água da concessionária contam com tecnologias avançadas e estão preparadas para tratar com eficiência a água nessas condições. Em anos anteriores, esse evento já ocorreu no município e toda a água tratada fornecida à população sempre esteve dentro dos padrões de potabilidade. A empresa está monitorando ativamente a situação, conforme a orientação do Ministério da Saúde, por meio de sua Portaria GM/MS nº 888.
Fonte: Tribuna NF
Outras Noticias
Três crianças desaparecidas há dois anos foram encontradas vivas após denúncia
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana