A Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta quinta-feira (25), no auditório da Prefeitura de Campos, uma reunião com enfermeiros, encarregados e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que foram designados para executar o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) para poliomielite e sarampo. A ação, que começou desde a última semana com a equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), tem como objetivo avaliar a situação vacinal de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A partir de agora, enfermeiros, encarregados e ACS visitarão residências próximas às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para verificar se as crianças receberam os imunizantes contra sarampo e pólio. Caso identifiquem crianças não vacinadas, essas serão convocadas a comparecer à unidade de saúde mais próxima de suas casas, ou receberão a vacina durante a visita. O intuito é cumprir metas estabelecidas e enviar os dados para o Ministério da Saúde como parte de uma estratégia nacional. A ação segue até 31 de agosto.
“A reunião aconteceu no intuito de trazer os profissionais que irão realizar as visitas e dividir com eles a responsabilidade da coordenação, da vigilância epidemiológica, do levantamento desses dados e do envio dessas informações para o Ministério da Saúde, para que possamos participar dessa estratégia nacional. Estaremos, no período de sete dias, visitando as residências ao redor das Unidades Básicas de Saúde, cumprindo uma meta estabelecida de número de crianças que deverão ser visitadas”, informou a subsecretária geral de Saúde, Bruna Araújo.
O MEV é uma ação do Ministério da Saúde com foco na cobertura vacinal desempenhada pelas Atividades de Vacinação Alta Qualidade (AVAQ). A imunização contra a poliomielite é feita com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aplicada aos 2, 4 e 6 meses, e com as doses de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP), uma aos 15 meses e outra aos 4 anos.
Para proteção contra o sarampo são aplicadas duas doses da vacina Tríplice Viral, aos 12 e 15 meses, além da Tetraviral, aplicada para crianças com 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar