Nessa quarta-feira (17), as equipes do Programa Estadual de Transplantes (PET) e do NF-Transplantes realizaram mais uma captação de órgãos em Campos. A doação foi autorizada pela família de uma paciente de 59 anos, natural de São Fidélis, que sofreu um acidente de carro, resultando em um traumatismo craniano grave que evoluiu para morte encefálica. Esse procedimento marca a sétima captação de órgãos de 2024.
A autorização da retirada do fígado e rins foi dada pela filha da paciente, que disponibilizou todos os órgãos para doação aos receptores da fila estadual. A captação foi realizada no Hospital Ferreira Machado (HFM) e beneficiará três pacientes da fila da Central Estadual de Transplantes (CTE).
O coordenador do NF-Transplantes e integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Luiz Eduardo Castro de Oliveira, comentou sobre a importância do trabalho em equipe nesse processo. “Esse é um trabalho de equipe que funciona 24 horas por dia. A família da paciente de 59 anos foi muito compreensiva e realizou um gesto humano com a doação, ajudando muitas pessoas na fila de espera. Agradecemos profundamente aos familiares e destacamos o esforço coletivo dos profissionais do hospital, que tem sido crucial para alcançarmos esses resultados”, destacou.
No mês anterior, em 13 de junho, a sexta captação do ano foi realizada com um paciente de 79 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico que também evoluiu para morte encefálica. O fígado do paciente foi doado com a autorização da filha.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar