A Escola de Práticas Artísticas (EPA) apresentou, nessa quarta-feira (10), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro da Cidade, o Cordel das Festas Populares, um espetáculo baseado no texto do poeta, escritor e cordelista Gustavo Dourado. As exibições aconteceram em dois turnos, tanto na terça-feira (9) como na quarta-feira (10), com entrada gratuita e livre para todos os públicos. A apresentação foi prestigiada, nessa quarta, pela primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira.
O espetáculo tem direção teatral e de artes visuais da animadora cultural da rede municipal de ensino Aliny Wagner; coreografia de Fátima Estefan; direção teatral e adaptação de texto da animadora cultural Fernanda Barboza; musicalização por conta de Marcelo Miranda; coordenação geral de Neide Brasil e cenografia de Paulo de Tarso.
Tassiana ressaltou que a EPA está promovendo a inclusão de alunos atípicos. “Estou muito emocionada e feliz por estar aqui hoje e ver a qualidade artística do nosso quadro profissional e também das crianças que estão se formando nesse projeto tão importante, porque não valoriza apenas a cultura, mas nossas raízes. Também fico feliz por ver que as crianças estão deixando de lado o celular e a ociosidade para mergulharem num universo tão mágico e profundo que é o teatro, uma forma de cultura que pode ser apenas um lazer ou uma profissão”, disse a primeira-dama.
Ela destacou que o teatro traz o hábito da leitura, porque a peça, antes de ser encenada, é um texto. “Traz a dramatização, que é uma arte. Muitas vezes, está ligado a outras habilidades, porque quem atua precisa, em algumas ocasiões, cantar, dançar e muito mais. É um grande prazer ver esses jovens terem a mesma oportunidade que eu desejo para os meus filhos. Não é preciso sair de Campos e ir para os grandes centros para ter acesso à cultura e a peças de qualidade”, destacou Tassiana.
Aliny falou como foi feita a escolha da obra. “Escolhemos esse texto porque ele mostra uma viagem cultural por todo o Brasil. Ele passa por todas as principais festas e comemorações folclóricas do nosso país, de todas as regiões. Ele tem uma linguagem bem rebuscada e bem regional. Então, para as crianças, além do aprendizado teatral teve o aprendizado geográfico. As crianças tiveram que aprender diversas palavras típicas de cada região para conseguir fazer o espetáculo e apresentar o texto com a maior veracidade possível”, explicou Aliny.
Convite
A primeira-dama aproveitou a oportunidade para convidar o grupo para se apresentar no aniversário de dois anos do Programa Social + Perto, na Praça do Santíssimo Salvador, na próxima terça-feira (16).
Projeto
A EPA é um projeto dos animadores culturais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, que funciona no Teatro de Bolso. Atualmente, está contemplando 71 crianças e adolescentes de escolas públicas, nos turnos da manhã e tarde.
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde