Os autoclaves são cruciais para garantir que pinças, espelhos, carpules de anestésico e outros instrumentos estejam completamente estéreis, assegurando a segurança e eficácia dos procedimentos odontológicos
Os consultórios odontológicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão recebendo novos autoclaves, visando aprimorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à população. Os equipamentos são essenciais para a esterilização dos instrumentos usados pelos dentistas.
Na última semana, o Hospital São José (HSJ) recebeu um novo autoclave. O Hospital Geral de Guarus (HGG) e a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Farol também já foram beneficiados com o equipamento.
Os autoclaves são cruciais para garantir que pinças, espelhos, carpules de anestésico e outros instrumentos estejam completamente estéreis, assegurando a segurança e eficácia dos procedimentos odontológicos.
“O autoclave é fundamental para a nossa rotina. Ele esteriliza os instrumentos em aproximadamente uma hora, garantindo que possamos atender nossos pacientes com segurança e rapidez. Estamos renovando todos os nossos equipamentos antigos, o que vai melhorar a qualidade do nosso atendimento”, comentou o dentista e coordenador de odontologia da FMS, Rodrigo Muniz.
Além dos autoclaves, estão sendo adquiridas novas cadeiras odontológicas, compressores e bombas a vácuo, que são essenciais para a remoção de sangue e saliva durante os procedimentos, facilitando a visualização e o conforto para os dentistas. A aquisição de aparelhos de raio-X odontológico também já foi licitada, com previsão de instalação em diversos polos da rede, o que promete agilizar os atendimentos de urgência.
Impacto na Qualidade do Atendimento
O HSJ realiza, em média, de 20 a 30 atendimentos odontológicos de emergência por dia, que podem envolver procedimentos complexos e demorados, cada um levando, em média, 30 minutos. “O atendimento de urgência odontológica é imprevisível e pode gerar múltiplos procedimentos. Um turno de 24 horas com 30 consultas pode resultar em cerca de 100 procedimentos. É um trabalho intenso, mas a modernização dos equipamentos ajuda a tornar o processo mais eficiente”, esclareceu Rodrigo.
O cirurgião dentista do Hospital São José Marcos Vinícius Quintanilha Lopes destaca a importância dessa renovação para profissionais e pacientes. “Essa é uma grande aquisição, tanto para nós, profissionais, quanto para os pacientes, com a garantia de que todo o material está completamente estéril, garantindo o cuidado necessário no atendimento”, afirmou.
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar