Nessa sexta-feira (5), o Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) recebeu a primeira noite do “Desfile dos Foliões 2024” – “Campos Folclore Folia! Escolas, Blocos e Bois Pintadinhos de Samba!” –. A festa da cultura popular apresentou sete Blocos e três Escolas de Samba. O evento prossegue neste sábado (6), com início às 20h, recebendo oito Escolas.
Realizado pela Associação dos Bois Pintadinhos de Campos dos Goytacazes (Aboipic), o evento tem o apoio logístico da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), contando com os patrocínios de Águas do Paraíba e Grupo Barcelos, para a subvenção dos desfiles, por meio de captação da Aboipic, via leis de incentivo.
BLOCOS – O primeiro bloco a desfilar foi o Juventude da Baleeira, com o enredo “Máscara negra”, do carnavalesco Sidinho Ramos. Em seguida, Unidos do Capão – Bruc apresentou o desfile “Raul Wagner, a estrela que brilha”, concebido por Cauã Igor. O Bloco Caprichosos de Guarus utilizou a criatividade do carnavalesco Alessandro Paes para apresentar o enredo “Na era da comunicação, quem não se comunica se trumbica”. Com “Bahia, e o povo cantando na rua, é feito uma reza, um ritual”, o Bloco Chuva de Ouro apresentou o desfile do carnavalesco Xuxa Caetano.
Ao entrar na passarela, o Castelo do Parque Aurora apresentou “Água, Fonte da Vida! Sou Castelo e Mato a Sede na Avenida”, de Rodolfo Souza. O Teimoso do IPS, por meio das criações de Edhuardo Rodrigues, exibiu o enredo “Era uma vez… Outra vez”. Último bloco da noite, Os Psicodélicos apresentou o trabalho de Marcos Dias para o enredo “Daqui te vi, por ti me encantei. Na energia do axé, em Salvador me encontrei!”.
ESCOLAS – Império da Baixada abriu o desfile das Escolas de Samba com o enredo “Um ato de fé…”, de Daniele Carvalho. Em seguida, a Estação Primeira de Guarus apresentou “Henes, uma odisseia sanjoanense”, de Edhuardo Rodrigues. Última escola a desfilar, a Tradição Alvi-anil apresentou o enredo “Vem dançar comigo”, concebido pelo carnavalesco Sandro Paes.
SOBRE O EVENTO — Incentivado pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet –estabelecida dentro Ministério da Cultura –, com o número do Pronac 235932, também incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – RJ, com o número de inscrição 6638, o evento da Aboipic tem a promoção do Movimento Gente Que Faz Cultura.
DESFILE DOS FOLIÕES – PROGRAMAÇÃO
06/07/2024 – 20h
Escolas de samba
Onça no Samba
Mocidade Louca
Ás de Ouro
Amigos da Farra
Madureira do Turfe
União da Esperança
Boi Sapatão
Ururau da Lapa
Outras Noticias
Atualização cadastral de pacientes assistidos pelo SAD começa nesta quinta-feira
CadÚnico: Mutirão de atualização atende centenas de pessoas na FME
Polícia intercepta veículo e apreende drogas, arma e dinheiro em Campos