Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Obras do Parque Ecológico da Cidade são iniciadas na Avenida Arthur Bernardes

O prefeito Wladimir Garotinho deu início, nesta segunda-feira (1º), às obras do Parque Ecológico da Cidade, na Avenida Arthur Bernardes. O espaço conta com uma área de cerca de 320 mil metros quadrados e, desses, 10 hectares serão de Mata Atlântica. Durante o evento, Wladimir fez a entrega do licenciamento ambiental para a obra, que foi liberada na semana passada, e também anunciou a construção de uma Escola Municipal de Educação Ambiental dentro do Parque Ecológico.

O desenvolvimento do projeto é fruto de parceria público-privada e, neste primeiro momento, a concessionária Águas do Paraíba ficará a cargo da terraplanagem e construção do pórtico de entrada do Parque. O prefeito Wladimir destacou que está em busca de outras empresas parceiras, como a Petrobras e Porto do Açu, para dar prosseguimento ao projeto.

“É um sonho antigo da cidade de Campos, um parque público da magnitude que vai ser esse parque aqui. Ainda estamos abertos à consulta pública para ainda aprimorar um pouco mais o projeto. Estamos dando o primeiro passo hoje, em parceria com a Águas do Paraíba, para a construção do pórtico. E traremos outros atores também. Já tenho audiência agendada com a Petrobras, estamos em conversa com o Porto do Açu, tentando que outros atores privados também participem desse legado para a cidade e também para a região. Em termos de saúde, qualidade de vida, desenvolvimento econômico, o Parque traz tudo isso. E a gente terá aqui um parque belíssimo, que será multiuso para atender toda a população”, disse o prefeito.

Wladimir também ressaltou que a previsão da construção do Parque Ecológico seja concluída em dois anos. “Esse projeto é muito grande, mas a gente espera que com os atores privados e também com os atores públicos envolvidos, a Prefeitura e o Governo do Estado, em dois anos, no máximo, o Parque esteja pronto. A gente sabe que tem o tempo de crescimento da vegetação, das árvores, elas não vão crescer de maneira rápida, mas a obra de infraestrutura a gente espera que esteja pronta em dois anos. É uma meta ousada que nós colocamos”, afirmou o prefeito ao acrescentar que o projeto da área de Mata Atlântica já foi aprovado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e será votado no Conselho de Meio Ambiente do Estado.

Sobre a Escola Municipal de Educação Ambiental, o prefeito explicou que foi uma sugestão feita pela secretária de Educação, Tânia Alberto. “A Tânia nos procurou e sugeriu a instalação de uma Escola Municipal de Educação Ambiental. Logo abracei a ideia e vamos estar conversando para que seja implantado esse projeto aqui também”, comentou.

O projeto do Parque Ecológico é da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, feito em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA, recomendado pelo Plano Diretor Participativo da Cidade. O secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, falou sobre o início das obras. “Com muito orgulho que a gente hoje dá início às obras do nosso Parque Ecológico da Cidade. Inicia-se agora com um movimento em função do pórtico, que será feito em parceria com a Águas do Paraíba, e depois, parte a parte, vai se evoluindo com o projeto em sua totalidade. Destacamos também que esse projeto nos foi cedido, inicialmente, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA, pelo Escritório Modelo, onde nós iniciamos as conversações lá na secretaria e adotamos, basicamente, as ideias que nos trouxeram com algumas adaptações”, explicou.

O diretor executivo da Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, comentou que só para a terraplanagem, nesta primeira etapa de obras, serão utilizados em torno de 30 mil metros cúbicos de aterro. “Vamos fazer essa terraplanagem de um trecho grande, que é praticamente toda a entrada do Parque, e depois a gente vai fazer o pórtico, os acessos de carros, tudo ao Parque que está dentro dessa primeira fase. Nossa empresa preza muito pelos projetos sociais. E aí, de repente, surge uma oportunidade de ter uma demanda no município importante. Acho que é um pilar estratégico do prefeito conseguir implementar esse Parque. E a gente compra essa ideia, porque, de fato, acho que atende à demanda da população. Acho que é uma coisa bastante importante com o município”, disse.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos