O prefeito Wladimir Garotinho deu início, nesta segunda-feira (1º), às obras do Parque Ecológico da Cidade, na Avenida Arthur Bernardes. O espaço conta com uma área de cerca de 320 mil metros quadrados e, desses, 10 hectares serão de Mata Atlântica. Durante o evento, Wladimir fez a entrega do licenciamento ambiental para a obra, que foi liberada na semana passada, e também anunciou a construção de uma Escola Municipal de Educação Ambiental dentro do Parque Ecológico.
O desenvolvimento do projeto é fruto de parceria público-privada e, neste primeiro momento, a concessionária Águas do Paraíba ficará a cargo da terraplanagem e construção do pórtico de entrada do Parque. O prefeito Wladimir destacou que está em busca de outras empresas parceiras, como a Petrobras e Porto do Açu, para dar prosseguimento ao projeto.
“É um sonho antigo da cidade de Campos, um parque público da magnitude que vai ser esse parque aqui. Ainda estamos abertos à consulta pública para ainda aprimorar um pouco mais o projeto. Estamos dando o primeiro passo hoje, em parceria com a Águas do Paraíba, para a construção do pórtico. E traremos outros atores também. Já tenho audiência agendada com a Petrobras, estamos em conversa com o Porto do Açu, tentando que outros atores privados também participem desse legado para a cidade e também para a região. Em termos de saúde, qualidade de vida, desenvolvimento econômico, o Parque traz tudo isso. E a gente terá aqui um parque belíssimo, que será multiuso para atender toda a população”, disse o prefeito.
Wladimir também ressaltou que a previsão da construção do Parque Ecológico seja concluída em dois anos. “Esse projeto é muito grande, mas a gente espera que com os atores privados e também com os atores públicos envolvidos, a Prefeitura e o Governo do Estado, em dois anos, no máximo, o Parque esteja pronto. A gente sabe que tem o tempo de crescimento da vegetação, das árvores, elas não vão crescer de maneira rápida, mas a obra de infraestrutura a gente espera que esteja pronta em dois anos. É uma meta ousada que nós colocamos”, afirmou o prefeito ao acrescentar que o projeto da área de Mata Atlântica já foi aprovado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e será votado no Conselho de Meio Ambiente do Estado.
Sobre a Escola Municipal de Educação Ambiental, o prefeito explicou que foi uma sugestão feita pela secretária de Educação, Tânia Alberto. “A Tânia nos procurou e sugeriu a instalação de uma Escola Municipal de Educação Ambiental. Logo abracei a ideia e vamos estar conversando para que seja implantado esse projeto aqui também”, comentou.
O projeto do Parque Ecológico é da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, feito em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA, recomendado pelo Plano Diretor Participativo da Cidade. O secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Cláudio Valadares, falou sobre o início das obras. “Com muito orgulho que a gente hoje dá início às obras do nosso Parque Ecológico da Cidade. Inicia-se agora com um movimento em função do pórtico, que será feito em parceria com a Águas do Paraíba, e depois, parte a parte, vai se evoluindo com o projeto em sua totalidade. Destacamos também que esse projeto nos foi cedido, inicialmente, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA, pelo Escritório Modelo, onde nós iniciamos as conversações lá na secretaria e adotamos, basicamente, as ideias que nos trouxeram com algumas adaptações”, explicou.
O diretor executivo da Águas do Paraíba, Giuliano Tinoco, comentou que só para a terraplanagem, nesta primeira etapa de obras, serão utilizados em torno de 30 mil metros cúbicos de aterro. “Vamos fazer essa terraplanagem de um trecho grande, que é praticamente toda a entrada do Parque, e depois a gente vai fazer o pórtico, os acessos de carros, tudo ao Parque que está dentro dessa primeira fase. Nossa empresa preza muito pelos projetos sociais. E aí, de repente, surge uma oportunidade de ter uma demanda no município importante. Acho que é um pilar estratégico do prefeito conseguir implementar esse Parque. E a gente compra essa ideia, porque, de fato, acho que atende à demanda da população. Acho que é uma coisa bastante importante com o município”, disse.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos
Outras Noticias
Polícia apreende drogas durante ação em Comunidade de Guarus
PM apreende grande quantidade de drogas em operação na comunidade Tira Gosto
Segunda etapa das obras do Programa Bairro Legal inaugurada em dois bairros