A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início à aplicação das avaliações do Ciclo II do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) nesta segunda-feira (17), prosseguindo até dia 9 de agosto. Tratam-se de avaliações contínuas da aprendizagem para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de 145 unidades escolares da rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, as avaliações estão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em uma plataforma digital de Avaliações Periódicas em três ciclos anuais.
“A ferramenta visa apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização. A plataforma é uma estratégia de apoio às redes de ensino para as avaliações a serem introduzidas na rotina das escolas e, principalmente, na dos professores”, explicou Tânia.
O primeiro ciclo deste ano aconteceu entre 20 de março e 12 de abril, com o total de 7.542 alunos avaliados. Já o Ciclo III/2024 seguirá o seguinte cronograma: disponibilização dos cadernos de teste em 14 de outubro; e aplicação dos testes e lançamento de respostas entre 16 e 25 de outubro.
Layla Constantino, articuladora municipal do CNCA, destacou que o que vem sendo avaliado é o desempenho adequado para cada etapa escolar, baseado nos níveis de aprendizagem.
“O indicador de desempenho é extremamente importante, pois a partir dele, é possível observar se as crianças estão desenvolvendo as habilidades previstas para o ano letivo, em Língua Portuguesa, leitura e escrita, fluência de leitura e Matemática, especificamente para a etapa do desenvolvimento da alfabetização em que é esperado que estejam”, informou.
Segundo ela, os resultados são entendidos à luz da Escala de Desenvolvimento da Aprendizagem, referência padrão CAED, que indica por meio da medida de proficiência, em qual padrão de desempenho os estudantes que participaram da avaliação se situam.
“Dessa forma, é possível identificar quem está com defasagem, com aprendizado adequado ou caminhando para alcançá-lo, ou seja, com aprendizado intermediário. É essencial observar a distribuição de estudantes nos níveis de aprendizagem, pois ela indica se as expectativas de aprendizagem têm sido cumpridas no âmbito da escola ou da rede”, acrescentou.
Escolas com melhores desempenhos no Ciclo 1 da avaliação do CNCA
E.M. Alfredo Vieira Machado
E.M. Alicerio Ribeiro da Silva
E.M. Antônio Joaquim Codeço – municipalizada
E.M. Apic
E.M. Barreto
E.M. Califórnia
E.M. Carlos Jardim da Cruz – municipalizada
E.M. Claudia Almeida Pinto de Oliveira
E.M. Conceição do Imbé
E.M. Doutor Luiz Guaraná
E.M. Fazenda Chalita
E.M. Felicio Sarlo
E.M. Ferroviario Jacy da Silva Barbeto
E.M. Genesio Viana
E.M. Iniciação Agrícola Jose Francisco Mota Vasconcelos
E.M. Instituto Profissional São José
E.M. Joao Carlos de Castro
E.M. José de Azevedo
E.M. Leopoldino Maria
E.M. Manoel Coelho
E.M. Manoel Corrêa Gonçalves
E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade
E.M. Maria Cordeiro Borges
E.M. Maria Lúcia
E.M. Miguel Henrique Gomes
E.M. Nação Goitacá
E.M. Nossa Senhora da Conceição
E.M. Olímpio Honório de Almeida
E.M. Pedro Barbosa
E.M. Prisco de Almeida
E.M. Raymundo Soares Filho
E.M. Santa Bárbara
E.M. Santa Rita de Cássia
E.M. Santa Terezinha
E.M. São João
E.M. Senador Tarcísio Miranda
E.M. Sesmaria
E.M. Thierry Homero Ribeiro Gomes
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos
Outras Noticias
Defesa Civil: Campos com previsão de chuvas a qualquer momento nesta sexta-feira
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde