O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), capacitou em torno de 995 profissionais no município, nas 21 capacitações realizadas de janeiro até junho deste ano. O NEPS acompanha, monitora e avalia as ações de educação em saúde no município e macrorregião, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população.
O médico e coordenador do NEPS, Antônio Salim Khouri, falou sobre a importância do trabalho do núcleo. “Na área da saúde, a educação é fundamental para melhorar os indicadores de acordo com as necessidades atuais. As capacitações e treinamentos são de suma importância para garantir que os profissionais estejam preparados. O NEPS está ajudando a implementar novas soluções, educando e capacitando os profissionais do município. Estamos buscando sempre ampliar a educação em saúde de forma contínua”, disse o médico.
Antônio Salim também reforçou a contribuição do NEPS no combate às arboviroses ao longo deste ano. “Auxiliamos na descentralização do atendimento aos pacientes com suspeita e confirmação de dengue, além de ajudar na implementação do novo fluxograma da dengue no município. Aproximadamente 306 profissionais que atuam no combate às arboviroses foram capacitados através do NEPS”, concluiu Salim.
Além de ajudar na implementação do novo fluxograma da dengue no município capacitando profissionais de saúde, o NEPS capacitou enfermeiros e médicos da Atenção Primária para o registro de estatísticas no sistema Salus. O núcleo também realizou uma oficina sobre sífilis e um simpósio de HIV e Aids, em parceria com o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), além de uma capacitação sobre notificação de violência nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas, em parceria com o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA). Essas foram algumas das ações realizadas em 2024.
Segundo o enfermeiro do NEPS, Igor Leal, a educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. “A educação permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho”, destacou o enfermeiro.
As atribuições do núcleo incluem, desde a construção da Política de Educação Permanente, até o apoio direto às equipes de saúde no monitoramento e avaliação das ações assistenciais e educacionais. Além disso, o núcleo promove a elaboração de projetos pautados nas necessidades do serviço e no planejamento participativo, qualificando profissionais e fortalecendo parcerias.
Além de Antônio Salim Khouri e Igor Leal Pena, o responsável pelo administrativo, Thiago Duarte, compõe a equipe do NEPS. A sede do NEPS fica localizada em anexo ao setor de Ostomizados, na Rua Gil de Góis, número 108, no Centro.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos
Outras Noticias
Programa Guarda Mirim forma nova turma na próxima semana
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Estudante de Medicina que matou a mãe atropelada é Expulso da Faculdade após Processo Disciplinar