Novembro 22, 2024

Portal Goitacá

A Noticia da Cidade

Saúde segue fazendo atualização da caderneta de vacinas aos finais de semana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue atualizando a caderneta de vacinas aos finais de semana. A aplicação dos imunizantes do calendário de rotina, Covid-19 e Influenza ocorre das 8h às 17h, na Clínica da Criança, na Rua André Luiz, nº 113, Jardim Carioca, e na Sala de Vacinas da SMS, que está temporariamente funcionado na Rua Gil Góis, nº 132, no Centro.  

As vacinas disponíveis para crianças acima de 2 meses são VIP e VOP, que previnem contra a poliomielite, além de Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP. Já para adolescentes, Hepatite B, dT, Tríplice Viral, Febre Amarela, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente. 

Também são aplicadas as vacinas para adultos e idosos: DT, Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral e Influenza. As gestantes também devem fazer a dTpa.   

A vacina Influenza, que imuniza contra a gripe, está disponível para toda a população acima de 6 meses de vida. 

Atualmente, a vacina Spikevax, da Moderna, atualizada contra a variante XBB da Covid-19, está sendo aplicada para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossuprimidos; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

Para receber as vacinas de rotina e gripe é necessário documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Para aqueles que irão receber a vacina contra a Covid-19, é preciso o documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além do Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico ou outro documento que comprove a condição.