O prefeito Wladimir Garotinho anunciou nesta segunda-feira (23), que o Cartão Goitacá será lançado no dia 31 deste mês, para atender famílias em situação de extrema pobreza em Campos. O novo Programa de Transferência de Renda integra o Programa de Segurança Alimentar implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e terá o valor de R$ 200 até final de dezembro deste ano.
Wladimir adiantou que, na fase inicial, o Cartão Goitacá contemplará aproximadamente 3.000 famílias que já são cadastradas e a previsão é a de alcançar até 10 mil até dezembro. Não é necessário fazer inscrição, porque serão contempladas famílias inseridas no CadÚnico.
“Durante o auge da pandemia da Covid-19 ficamos muito preocupados com a questão da fome, porque em todo o Brasil aumentou a extrema pobreza. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social implementamos um levantamento dessa questão com a equipe do Programa de Segurança Alimentar”, informa o prefeito, que acrescenta:
“De pronto cuidamos de fazer parceria com o governo do Estado para reabrir o Restaurante do Povo, por ser uma necessidade urgente, mas a demanda é crescente. Criamos então esse Programa de Proteção Social, porque é necessário ampliar a transferência de renda e, com esforço na engenharia financeira, vamos implementar o Cartão Goitacá de auxílio alimentar no valor de R$ 200/mês para famílias na extrema pobreza”, informa o prefeito, que se esforçou para reestruturar o prédio do antigo Restaurante Popular e, por meio de parceria com o governo do Estado, reabriu na pandemia da Covid-19 o Restaurante do Povo, que serve 1500 refeições/dia.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, explica que a concessão do benefício segue critérios técnicos, conforme a legislação federal, e os beneficiários terão os nomes divulgados nos canais oficiais. “Vão ser contemplados com o Cartão Goitacá famílias cadastradas e referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), equipamentos gerenciados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social”, afirma.
Rodrigo Carvalho acrescenta que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, já implementou o Programa Mãe Coruja, que garante às mães 200 kits enxoval por mês.
Outras Noticias
Polícia Civil deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Campos
Equipe da Prefeitura visita empreendimento Novo Horizonte e se reúne com moradores
IMTT realiza testes com ônibus elétrico na Estação de Integração de Donana