O Procon-RJ alerta para golpes que estão sendo praticados contra empresas. Criminosos estão usando o nome da autarquia e do presidente do Procon para ligar para empresas e fazer cobranças. Só que o órgão não cobra pagamentos por transferência bancária.
Os golpistas fazem contato com as vítimas através de ligação telefônica, SMS ou por e-mail. Eles informam que a empresa tem uma multa pendente, mas que o valor pode ser negociado, desde que o pagamento seja feito através de PIX.
E aí, o empresário interessado em pagar essa suposta multa com valor mais baixo, faz a transferência bancária, concretizando o golpe. A transação feita através de PIX é muito mais difícil de ser cancelada e estornada.
É importante lembrar que pagamento de multas aplicadas pelo Procon-RJ é feito através de Guia de Recolhimento do Estado (GRE) , que é gerada pelo site da Secretaria Estadual de Fazenda.
“É importante entender que servidores do Procon não entram em contato com os fornecedores dessa forma. A comunicação é sempre feita através de ofício do Procon ou notificação. E o pagamento é feito através de uma guia, a GRE. Até as audiências de conciliação são precedidas de uma notificação. Não existe pagamento via PIX ou transferência”, disse Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
“Já iniciamos um procedimento na Delegacia do Consumidor e solicitamos a abertura de um inquérito para apurar esse tipo de prática.
O golpe foi descoberto depois que um fornecedor entrou em contato com a autarquia querendo informações a respeito de um pedido de doação feito em nome do Procon-RJ.
A Delegacia do Consumidor está investigando o caso.
Fonte: G1
Outras Noticias
Três crianças desaparecidas há dois anos foram encontradas vivas após denúncia
Agricultura reúne instituições interessadas em receber alimentos do Cesta Verde
Homem Rouba Carro com Faca, Bate Durante Fuga e Escapa no Centro de Campos